Novo conceito do restaurante Olga Ri exigiu o desenvolvimento de balcões especiais

Em março, a Olga Ri inaugurou o primeiro restaurante físico. Desde 2016, a rede de comidas saudáveis operava apenas por delivery. O espaço, na zona oeste de São Paulo, tem um balcão como peça central da ambientação e do atendimento. O equipamento faz parte do projeto desenvolvido pelo StudioIno para a cozinha e a área de contato com os clientes. A fabricação ficou por conta da Ingecold.

É no balcão que os funcionários montam os pedidos e onde estão armazenados e expostos alguns dos ingredientes frescos oferecidos no restaurante. Desde o início dos trabalhos, ficou claro que o projeto de arquitetura e de equipamento precisa se adequar à filosofia do Olga Ri e oferecer o melhor serviço possível para os clientes. “As opções do cardápio e a variedade de itens fez com que desenvolvêssemos um balcão especial”, explica Diris Petribu, fundadora do StudioIno e arquiteta responsável pelo projeto.

Pensando o equipamento que se adequa ao serviço

O desafio era desenhar um balcão que promovesse uma fácil visualização dos ingredientes para os clientes do restaurante, mas também mantivesse todos os itens nas temperaturas adequadas. E isso precisava funcionar tanto para os alimentos que precisam ser mantidos aquecidos, quanto aqueles que necessitam de refrigeração. 

O equipamento deveria ainda ter as dimensões e funcionalidades ideais para se encaixar no projeto de arquitetura e ambientação do salão, feito pela Nitsche Arquitetos. Acima de tudo, o balcão precisava, claro, estar dentro de todas as normas sanitárias e de segurança dos alimentos. 

O desenvolvimento do balcão para o Olga Ri

O equipamento foi desenvolvido em uma parceria do StudioIno com a Ingecold, em conjunto com o Olga Ri. Após o desenvolvimento do projeto executivo, foi elaborado um protótipo para testes e ajustes. Ao final, o desenho do balcão foi aprovado por todos. 

Além da atuação para o design do produto, o StudioIno também foi responsável pelo projeto de arquitetura da cozinha. O trabalho para o restaurante, desde a pesquisa até a execução, durou em torno de sete meses.

O diferencial do StudioIno no foodservice

O StudioIno é especializado em arquitetura e design para foodservice. Por isso, oferece soluções com benefícios focados em resultados relevantes para restaurantes, hotéis, cafeterias e outros estabelecimentos de alimentação coletiva. Entre as vantagens estão projetos que levam em conta o melhor fluxo de pessoas e alimentos, a sustentabilidade do negócio, a segurança e bem estar dos funcionários e o melhor aproveitamento de recursos como água e energia. 

Diris Petribu, sócia-fundadora do estúdio, faz parte da Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice (FCSI, na sigla em inglês). A organização está presente em vários países e tem exigências para a participação dos consultores. Entre elas está a necessidade de educação continuada, transmissão de conhecimento e o cumprimento de um código de ética. 

Sobre a Ingecold – Fundada em 1979, a Ingecold fabrica e comercializa equipamentos para os diferentes setores alimentícios. São itens para exposição, preparo e conservação, e mobiliários em inox. Entre os segmentos atendidos estão: confeitaria, alta gastronomia, panificadoras, mercados e supermercados, restaurantes, hotelarias, conveniências e franquias.

Sobre a Nitsche Arquitetos – É um escritório focado em projetos de arquitetura, comunicação visual e arte.

Somos especialistas em design e arquitetura para negócios de alimentação.
Fale conosco pelo:
📧contato@studioino.com.br
📞11 3873-0545

Ou siga no InstagramLinkedIn, e Pinterest.

Compartilhe isso:

últimos artigos:

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *