DESIGN DE PRODUTO

Nossos projetos são sempre centrados no ser humano. Acreditamos que os produtos, em suas dimensões práticas e comunicativas, servem para melhorar a vida das pessoas.

Desenvolvemos uma metodologia para o processo de design que combina processos sistemáticos e intuitivos para solucionar os problemas do projeto e criar produtos inovadores.

Dividimos os projetos em 5 fases: compreender, conceituar, criar, concretizar e comunicar. Uma nova fase somente é iniciada com a validação da anterior.

Conheça mais sobre nosso processo de design:

FASE 1 | COMPREENDER

IDENTIFICAR NECESSIDADES E ANSEIOS DOS CONSUMIDORES

Compreender o cliente, o mercado, a tecnologia e as limitações do projeto são os objetivos desta fase. Em cada projeto analisamos qual a melhor estratégia de pesquisa a ser adotada para entendermos os diversos fatores que fazem parte do projeto.

Utilizamos diversas ferramentas para explorar ao máximo a relação entre o usuário e o objeto de estudo. A pesquisa etnográfica é normalmente utilizada para compreender as verdadeiras necessidades e anseios dos usuários. Observar ao invés de perguntar, essa é a premissa básica dessa pesquisa.

Além de utilizarmos os nossos dados pesquisados, os associamos ao conjunto de dados já existentes no cliente. Os dados da pesquisa são organizados, classificados e estruturados em gráficos e painéis visuais para análise e identificação das oportunidades para solução do projeto.

FASE 2 | CONCEITUAR

CONVERTER AS NECESSIDADES E ANSEIOS EM OPORTUNIDADES

Na primeira fase do processo de design geramos um conjunto de dados e informações para a compreensão do problema objeto do projeto. Na segunda fase propomos caminhos ou conceitos possíveis para a solução do problema. Inicialmente, separamos os conceitos funcionais, relativos às características práticas do produto, e os conceitos de estilo e linguagem do produto. Esses conceitos são, posteriormente, reunidos na terceira fase: criar propostas de design.
Conceitos funcionais: criar caminhos para a solução do problema buscando fazer conexões criativas com os dados do problema, parâmetros técnicos e restrições. São propostos diversos conceitos para o projeto para análise e seleção da melhor solução.

Conceitos de estilo e linguagem: é por meio da linguagem que os produtos se comunicam com os usuários: indicam formas de uso, comunicam os valores da marca e seus próprios atributos funcionais. Criamos um guia de estilo formado por painéis com imagens evocativas e conotativas dos conceitos de linguagem. Esse guia vai orientar as escolhas estéticas e comunicativas do produto.

FASE 3 | CRIAR

TRANSFORMAR OPORTUNIDADES EM DESIGN E INOVAÇÃO

Com base no projeto conceitual-funcional e estilo, propomos as soluções para o produto. O produto final deve atender às reais necessidades e anseios dos consumidores, ser tecnicamente praticável, economicamente viável e atender adequadamente ao posicionamento estratégico do cliente.

FASE 4 | CONCRETIZAR

MATERIALIZAR A SOLUÇÃO GERANDO VANTAGEM COMPETITIVA

Aprovada a proposta de design, iniciamos o projeto executivo, ou de engenharia. Elaboramos um conjunto de desenhos e especificações técnicas onde é detalhado todo o processo de produção e montagem. A fabricação de protótipos, desenvolvimento de fornecedores, revisões do projeto e a finalização da interface do produto também são atividades executadas nesta fase.

FASE 5 | COMUNICAR

INFORMAR O PRODUTO AO PÚBLICO-ALVO

Comunicar o produto e seus benefícios, funções e características. Nessa fase são desenvolvidos materiais para lançamento do produto e apoio as vendas, como catálogos, manuais técnicos, embalagem, vídeos, entre outros.

 

Conheça os nossos serviços.