Adaptando o Olive Garden ao Brasil

A rede norte-americana de restaurantes Olive Garden está presente no Brasil e quatro unidades da marca por aqui foram projetadas pelo StudioIno. Os trabalhos começaram em 2017 e englobam o desenvolvimento do projeto de arquitetura para toda a estrutura, áreas do salão e cozinha, e também o gerenciamento das obras. 

As unidades da Olive Garden contemplam diferentes áreas em um mesmo espaço. Em um restaurante, o cliente pode optar por aproveitar o espaço com mesas, tomar algo no bar, ou curtir o “family room”. 

O Olive Garden mantém os padrões norte-americano em suas franquias ao redor do mundo. Como parceiro da rede no Brasil, o StudioIno recebeu um guia da marca que detalhando todas essas regras. Com base nesse manual, o escritório projeta as unidades brasileiras de forma que elas estejam adequadas às práticas dos EUA e, ao mesmo tempo, tenham as nacionalizações necessárias como foi o caso de equipamentos, revestimentos e mobiliários.

Buscar as melhores soluções nesse meio termo foi um dos principais desafios do trabalho. A “tropicalização dos equipamentos” demandou pesquisa, articulação de parcerias e negociações com fornecedores. Os caminhos encontrados pelo StudioIno foram dois. Por um lado, foram selecionados equipamentos nacionais com as características mais próximas possível daqueles especificados nos Estados Unidos. Por outro, o escritório buscou fabricantes brasileiros dispostos a desenvolver equipamentos específicos para atender a rede. As cozinhas têm todos os fluxos e equipamentos projetados e pensados para atender o cardápio e a padronização da rede.

O projeto de ambientação reflete o conceito de restaurante italiano familiar que fez a marca famosa em todo o mundo. Os espaços e soluções de decoração, mobiliários e acabamento foram pensadas para criar uma atmosfera de aconchego. Desenvolver esses ambientes também demandou criatividade no cumprimento do guia da marca. A iluminação foi toda desenvolvida artesanalmente no Brasil para se adequar à estética do Olive Garden. 

A rede Olive Garden serve refeições inspiradas nas comidas típicas da região da Toscana, na Itália. Fundada em 1982, a marca já tem mais de 850 restaurantes espalhados em vários países. A primeira unidade da rede no Brasil fica no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Olive Garden – http://www.olivegardenbr.com.br/

 

Siga o StudioIno no Facebook e no Instagram.

Acompanhe o StudioIno no Pinterest.

Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.

Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.