Sustentabilidade e bem-estar no food service: Está chegando a hora da primeira Conferência Latino-Americana da FCSI

Está chegando ao fim o prazo de inscrição para a primeira Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice (FCSI). O evento será realizado na cidade do Panamá, de 14 a 15 de setembro. A localização é estratégica por ficar entre as Américas do Norte de do Sul e por ter uma ótima estrutura de acesso e hospedagem. Esses detalhes são importantes porque um dos principais objetivos da conferência é promover a integração dos membros e o intercâmbio de ideias entre profissionais das duas regiões.

Emmanuel Melo, sócio-fundador do StudioIno, é um dos voluntários para a organização do evento. Coube a ele a curadoria de temas a serem abordados. Como bom designer, ele tomou as decisões com base em pesquisa de mercado e junto aos “usuários”, os colegas da FCSI América Latina. Assim como em um processo de design, as propostas de conteúdos passaram por avaliação e validação. De forma mais ampla, o evento vai tratar de sustentabilidade e bem-estar na indústria de alimentação fora de casa.

Organização da primeira conferência para consultores de foodservice da América Latina

A equipe da organização do evento é liderada por Wade Kohler, que comanda o time administrativo da FCSI. Já o grupo de voluntários é composto por membros profissionais da Sociedade: William Tauton, presidente da Gastrotec Design de Foodservice (Chile) e ex-presidente das Américas e mundial da FCSI; Veronica Millares, fundadora da Restaurantismo Desarrollo de Conceptos Gastronómicos (México); e Juan Matamoros, fundador da Food Gurus Central America (El Salvador), além de Emmanuel.

Palestras e workshops discutem sustentabilidade e bem-estar no foodservice

A palestra de abertura será ministrada pela Léa Gejer, brasileira fundadora da Flock e da Ideia Circular, que irá falar sobre economia circular no foodservice. Ela estudou na Suécia e é pioneira no Brasil no tema “cradle-to-cradle”, que pensa uma “segunda vida” para os objetos e equipamentos já na fase de projeto.  Ela fará também um workshop sobre o tema no qual os participantes serão estimulados e capacitados a imaginar uma segunda vida para objetos do dia a dia que ela levará ao evento.

Matamoros, com a colega Liz Avila, ministram uma palestra sobre o novo comportamento do consumidor.

O consultor brasileiro José Aurélio Lopes vai mostrar ao público a Certificação Green Kitchen. A iniciativa, criada por ele, ajuda negócios de alimentação a adotar ações de sustentabilidade relacionadas ao uso da água e da energia, à limpeza e higiene, ao descarte de resíduos, entre outros.

Com moderação de William Taunton, Emmanuel Melo vai ministrar uma palestra sobre o processo de criação de produtos de foodservice. O designer vai detalhar o processo por trás da criação e mostrar a filosofia do Design Thinking que ele aplica em seus projetos. A ideia não surge do nada, ela vem de um conhecimento profundo do mercado, da empresa e do usuário. 

O padrão WELL é o tema da palestra do consultor Kip Serfozo. O padrão é baseado em sete conceitos do padrão de construção WELL são: ar, água, nutrição, luz, condicionamento físico, conforto e mente. Na palestra, ele irá discutir os principais equipamentos e elementos estratégicos de design de interiores que podem ter um grande impacto no desempenho do edifício WELL e garantir que os estabelecimentos de foodservice sejam um ambiente confortável e agradável para se trabalhar.

O consultor Brett Daniel vai falar sobre a plataforma BIM. A plataforma pode ser considerada amplamente introduzida no mercado, sendo utilizada pela maioria dos designers de foodservice? Quais são os benefícios e quais são as principais barreiras para o uso integral do BIM? Essas são algumas questões que serão trazidas na palestra.

A palestra de encerramento será do pesquisador e escritor Ken Gronbach. Ele é especialista em analisar como dados demográficos prevêem o futuro econômico. Para a conferência da FCSI, ele irá focar no mercado pós-pandêmico e no mercado latino-americano.

As empresas aliadas da FCSI terão espaço no evento. Serão mesas de conversas nas quais os repeserntantes das companhias poderão apresentar novidades e discutir ideias e soluções em contato direto com os consultores.

O encerramento será no Canal do Panamá e os participantes poderam aproveitar uma programação de lazer com visita ao museu do canal e também a Casco Viejo, o distrito histórico da cidade.

Oportunidade de integração

Educação e integração os são principais objetivos da conferência, diz Emmanuel.

“A educação continuada é uma filosofia da FCSI e o evento cria essa oportunidade de intercâmbio de ideias, atualização sobre produtos e soluções”, explica o designer. “A integração entre os membros é um objetivo, por isso devemos ter almoços e cafés, mesas de conversas . É um momento para discutir temas do setor e da organização, mas também para conhecer as pessoas. É uma forma de dar liga e fortalecer a sociedade”

A história da conferência latino-americana

Essa pode até ser a primeira vez que os membros da FCSI na América Latina terão o próprio evento, mas a ideia já vem sendo discutida há muito tempo. O pioneiro foi William Tauton, que serviu como presidente da Sociedade nas Américas e também como presidente mundial. Ele iniciou as conversas para o estabelecimento de uma agenda própria e fortalecimento da FCSI na América Latina mais de 10 anos atrás. A iniciativa caminhou e o primeiro evento para a região estava marcado quando as atividades foram suspensas por conta da pandemia. Depois de um longo caminho, finalmente chegou a hora.

“Temos uma expectativa muito grande de integração entre as regiões. Nossa voz será ouvida, e essa representatividade é importante”, resume Emmanuel. 

Conferência Latino-Americana da FCSI

14 a 16 de Setembro

Cidade do Panamá – Panamá

Inscrições e mais informações = http://www.fcsita.org/ 

Programação completa:

Palestra Keynote de abertura: O futuro é circular – Léa Gejer

E se pudéssemos criar produtos, processos e sistemas seguros e saudáveis, eliminando o conceito de desperdício? Atualmente, um número significativo de consumidores conscientes, designers e fabricantes de produtos estabelecem novas expectativas em relação ao seu impacto no meio ambiente, na saúde das pessoas e na urgência de mudar nosso modelo de produção e consumo. A Economia Circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro e a nossa relação com o nosso planeta, dissociando a prosperidade económica e o bem-estar humano do consumo crescente de novos recursos. Os materiais precisam circular no máximo de seu valor como nutrientes em sistemas integrados e regenerativos. É também uma oportunidade econômica para diversos setores produtivos, pois pode reduzir o desperdício, estimular a inovação e gerar novos empregos.

Palestra: O novo comportamento do consumidor – J. Matamoros e Liz Avila

Palestra: Certificação Green Kitchen – José Aurélio C Lopes

A prática enganosa da sustentabilidade tem sido considerada “greenwashing”, ou seja, uma mentira insustentável, que compromete a imagem de um profissional ou a marca de uma empresa. José Aurélio, FCSI, nutricionista e criador da Certificação Green Kitchen, vai mostrar em sua palestra que se tornar Green é um processo pessoal que cresce nas conversas com novos clientes e traz benefícios pessoais e profissionais. Fora do mundo competitivo, que a partir de certo ponto destrói profissões e empresas, a Green tem valores próprios e constrói sua trajetória na perspectiva de um mundo muito melhor. Na área de consultoria de Foodservice, o Green Kitchen combina perfeitamente com o Green Building dos arquitetos, ESG dos gestores, Economia Circular dos economistas, Design Thinking dos designers, apoia a agricultura regenerativa, a pecuária orgânica e valoriza acima de tudo os profissionais da alimentação. Esta conferência discutirá este movimento de crescimento mais rápido em Foodservice, suas necessidades e perspectivas.

Palestra: Design Thinking em design de Foodservice – Emmanuel Melo e moderador William Taunton

Saiba como nascem os equipamentos para foodservice. O premiado designer industrial brasileiro Emmanuel Melo mostrará como o StudioIno, seu estúdio de arquitetura e design para cozinhas e equipamentos de foodservice, aplica o Design Thinking em seus projetos. Por meio do estudo de caso do projeto de geladeira profissional, você aprenderá como ferramentas de design, como pesquisa etnográfica e definição de problemas, ajudaram a encontrar soluções inovadoras que surpreenderam os operadores.

Palestra: O padrão internacional de construção WELL – Kip Serfozo

O WELL é fundamentado em um corpo de pesquisa médica que explora a conexão entre os edifícios onde passamos mais de 90% do nosso tempo e o impacto que os espaços projetados com saúde e bem-estar têm sobre nós como ocupantes. Os espaços WELL Certified™ podem ajudar a criar um ambiente construído que melhora a nutrição, condicionamento físico, humor, padrões de sono e desempenho de seus ocupantes. Se o seu cliente busca a Certificação WELL, ou apenas deseja atender às melhores práticas, mostraremos como programar e projetar espaços de foodservice aderentes ao padrão. Os sete conceitos do padrão de construção WELL são: ar, água, nutrição, luz, condicionamento físico, conforto e mente.

Do ponto de vista do projeto, discutiremos os principais equipamentos e elementos estratégicos de design de interiores que podem ter um grande impacto no desempenho do edifício WELL e garantir que seu edifício seja um ambiente confortável e agradável para se trabalhar.

Um componente integral do desempenho do WELL Building são as políticas de recursos humanos que orientam o comportamento dos funcionários. Políticas mais projetos de construção criam o melhor ambiente de trabalho. Portanto, revisaremos as políticas de RH que impactam os espaços de foodservice. Isso inclui nutrição, cardápio, marketing de serviço de alimentação, segurança e produção alimentar, agricultura local, dietas especiais e alimentação consciente. 

Workshop Economia Circular – Léa Gejer

A economia circular e o design circular finalmente começam a acontecer em uma indústria de escala mundial, mas ainda é preciso acelerar esse movimento.

Em um workshop prático, vamos primeiro desmontar objetos que usamos diariamente, para perceber como são atualmente desenhados e pensados (ou não pensados) para regressarem em segurança aos próximos ciclos industriais ou biológicos. Os participantes irão investigar a composição e o ciclo de vida de cada objeto em grupos.

Em seguida, apresentaremos os critérios de design Cradle to Cradle (C2C) para equipar os participantes com novas possibilidades no desenvolvimento de produtos, embalagens e serviços. Finalmente, os participantes serão incentivados a aplicar a estrutura C2C em seus objetos de vida diária, redesenhando-os com soluções inovadoras que evitam a geração de resíduos, sendo saudáveis e seguros para os seres humanos e a natureza.

Plataforma BIM: Barreiras e avançadas – Brett Daniel

Qual é a posição atual do uso do BIM em empresas de design de foodservice nos EUA? A plataforma pode ser considerada amplamente introduzida no mercado, sendo utilizada pela maioria dos designers de foodservice? Quais são os benefícios e quais são as principais barreiras para o uso integral do BIM? O especialista Brett Daniel, FCSI da Camacho Associates, apresentará essas e outras questões. Aprenda os detalhes básicos para facilitar a implementação do BIM em seus projetos. Entenda porque a plataforma BIM é tão crucial para o nosso negócio.

Palestra de encerramento: De volta para o futuro – Ken Gronbach

De volta por demanda popular! Esteja atento à sessão incrivelmente informativa que encerrará o simpósio. O FCSI HQ ainda tem gente falando sobre a apresentação de Ken no Simpósio FCSI das Américas deste ano em Orlando. Nós o trouxemos de volta para mostrar como os dados demográficos prevêem nosso futuro econômico em um mundo pós-pandêmico. Ken falará especificamente sobre mercado latino-americano. Saiba quais nações e segmentos de food service se fortalecerão e quais terão dificuldades.

Compartilhe isso:

últimos artigos:

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *