Ecoeficiência no food service – Com a Netter

As operações de food service estão cada vez mais preocupadas com o uso racional de recursos como água e energia. É uma postura sustentável que traz resultados tanto econômicos quanto de posicionamento no mercado. Quanto mais o mercado como um todo se volta para a atenção ao meio ambiente, mais todo mundo ganha coletivamente. A Netter tem atuado com essa mentalidade há muitos anos e se especializa em criar equipamentos que combinam inovação, design estratégico e sustentabilidade. Nós conversamos com Sérgio Martinez, co-fundador e diretor comercial da empresa, para saber mais sobre o conceito de ecoeficiência e como o mercado brasileiro responde a ele.

A sustentabilidade está se tornando um tema cada vez mais importante no food service. Como a Netter ajuda os clientes com soluções mais sustentáveis?

A Netter sempre sinalizou para os clientes sobre a importância das lavadoras na economia de água. A redução do consumo chega a 90% em relação ao processo manual.

Utilizar água e energia de forma otimizada é garantia de operações mais sustentáveis também do ponto de vista econômico. A Netter usa a palavra “ecoeficiente”, pode nos detalhar como a empresa entende esse conceito?
Além da economia de água, o uso de nossas lavadoras agrega qualidade de vida a equipe de funcionários do cliente (redução de esforços repetitivos) e segurança e saúde aos clientes (elimina risco de contaminação através dos utensílios de mesa e preparação de alimentos).
E por também ser robusta, durável e reciclável, atende integralmente o conceito de Ecoeficiência:
“Desenvolver e fornecer ao mercado produtos e serviços que preservam recursos naturais, satisfaçam as necessidades humanas com qualidade de vida e redução do impacto ambiental”.

Como a Netter aplica inovação (em pesquisa, desenvolvimento, design, materiais, etc) para criar soluções cada vez melhores para os clientes?
Através da constante análise do uso de nossos produtos em campo, feedback de clientes, e do nosso departamento P&D que através de pesquisas e testes, desenvolve produtos efetivamente aplicáveis e úteis às operações food service e outras. 

A indústria de food service brasileira está crescendo e se fortalecendo em termos de inovação e sustentabilidade? Qual é a visão da Netter sobre o nosso mercado?
Que o mercado cresce e se desenvolve com base no binômio inovação e sustentabilidade. Sem isso, não há crescimento sustentável.

A pandemia mudou a forma como o mercado pensa na higienização dos utensílios de cozinha? Há uma exigência maior para uma fabricante de lavadoras?
Infelizmente não mudou tanto quanto seria necessário, pois todas as operações deveriam fazer higienização mecânica de louças e utensílios e a maioria ainda não se atentou para essa necessidade.
Não houve mudanças, as lavadoras Netter tem laudos comprovando sua eficácia higiênico – sanitária desde o início de suas operações, há mais de 30 anos.

A Netter tem algum produto, evento ou solução que queria divulgar no momento?
A Netter dimensiona e orienta os clientes na melhor solução para sua demanda.
Temos ampla cobertura de serviços no Brasil, com mais de 100 postos de assistência técnica autorizada. No nosso portfólio, temos 30 modelos de lavadoras, que atendem desde pequenas cafeterias até grandes operações com milhares de refeições por turno.
Além disso, temos lavadora de caixas e utens[ilios em geral e também lavadoras com aquecimento a gas.

Sobre a Netter:

Fundada em 1991 com foco exclusivo no desenvolvimento e fabricação de lavadoras profissionais de louças e utensílios, atende as mais diversas necessidades de higienização e termo-desinfecção nas operações “food service”, indústria alimentícia e indústria em geral. A Netter atende todo o território Brasileiro e também outros países e destacou-se não apenas pela alta performance e eficácia de seus produtos. Sua trajetória de crescimento e sucesso está fundamentada no respeito e atendimento das necessidades dos clientes, tendo com isso conquistado uma sólida imagem de comprometimento com seus clientes. Atualmente instalada em uma área de 3950m² na capital paulista, tem 90 colaboradores diretos.

Sobre o StudioIno:

O StudioIno é especializado em projetos de arquitetura e design para estabelecimentos de alimentação coletiva como restaurantes, hotéis e cafeterias. Os sócios-fundadores do estúdio acumulam décadas de experiência no setor e são membros profissionais da Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice (FCSI, na sigla em inglês). Entre as vantagens oferecidas aos clientes do StudioIno estão: custos de implantação reduzidos pelo uso eficiente dos espaços; economia na compra de equipamentos e suprimentos; sustentabilidade e economia contínua de recursos como água e energia; bem-estar dos funcionários; e a garantia de que o projeto tem as melhores soluções possível para as necessidades do negócio. Os clientes do StudioIno têm o acompanhamento de profissionais independentes e que utilizam as melhores práticas e tendências do setor.

Compartilhe isso:

últimos artigos:

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *