Especialistas mostram como o conceito é importante para um negócio de foodservice

No primeiro dia da Equipotel, uma das feiras mais relevantes para o mercado nacional de restaurantes e hotéis, profissionais associados à Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice (FCSI, na sigla em inglês) conversaram com o público participante sobre o conceito por trás de um negócio de foodservice. O painel foi realizado no último dia 11.

O que é conceito em foodservice

“O conceito é a bússola que vai guiar todas as tomadas de decisão”, explicou Emmanuel Melo, diretor do StudioIno e membro da FCSI. O designer abriu a conversa mostrando que o conceito é a ideia principal do negócio ou sua identidade central. E que essa filosofia vai permear todos os aspectos do empreendimento.

O que faz um bom conceito em foodservice

Na experiência com os clientes do StudioIno, Melo percebeu que cinco fatores, prioritariamente, influenciam na criação de um conceito interessante:

  • Mercado (público-alvo, cenário econômico, oportunidades, etc)
  • Finanças (capital disponível para investimento e expectativa de retorno)
  • Experiência do consumidor (como o cliente se sente no estabelecimento, que conexão ele forma com o local)
  • Cardápio – (como o tipo de alimento preparado e o formato do serviço)
  • Tendência – (inovações que começam a ganhar mercado)

 

Que negócios apresentam bons conceitos

A engenheira de alimentos Renata Shimizu e membro da FCSI deu continuidade à discussão. “O negócio não pode ter um cardápio e uma atmosfera que falem linguagens diferentes. É como uma orquestra, os elementos têm que conversar entre si”.

Ela apresentou exemplos bem sucedidos de conceitos em foodservice. A rede Sweetgreen, que tem como conceito a comida saudável com preparação simples, foi um dos casos citados. Shimizu destacou ainda a experiência da hamburgueria H3, que tem a filosofia de “not so fast food”, uma comida não tão rápida, que se diferencia do fast food usual. Outro exemplo foi o conceito do Mexcla, que segue a ideia de comida de verdade. Para isso, o negócio usa ingredientes frescos e adota atendimento e atmosfera familiares e acolhedoras.

O consultor e membro da FCSI José Aurélio Lopes, finalizou o painel mostrando exemplos de elementos que ele considera essenciais para a experiência positiva do cliente em um empreendimento de foodservice.

Sobre a Equipotel

Está é a 55ª edição deste evento que há muito se estabeleceu como referência para toda a cadeia de hospitalidade e serviços alimentares na América Latina. Este ano, serão 200 expositores nacionais e internacionais distribuídos pelos 25 mil m² do espaço de exposição.  Durante toda a feira, no espaço Café do Saber, profissionais associados à FCSI vão conversar com o público sobre diferentes temas. As palestras serão sempre às 16h30. O espaço fica na rua N22 do pavilhão.

 

Serviço:

Equipotel

Data: 11 a 14 de setembro de 2017

Horário: Segunda-feira à quinta-feira das 13h às 21h

Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP

 

Leia mais sobre experiência do consumidor 

Veja toda a programação da FCSI na Equipotel 

 

Siga o StudioIno no Facebook e no Instagram.

Acompanhe o StudioIno no Pinterest.

Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.

Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.

One Response to Especialistas mostram como o conceito é importante para um negócio de foodservice

  1. StudioIno | O mercado delivery está em alta. Como preparar o negócio para essa oportunidade? says:

    […] Mais da Equipotel: veja a conversa sobre conceito em foodservice. […]

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.