Uma ferramenta muito útil na construção de projetos de design é o canvas de proposta de valor. Em resumo, é um recurso usado para evidenciar qual será o principal valor que um produto ou serviço vai gerar para o usuário.
Para que o canvas seja preciso, é necessário, primeiramente, entender o perfil do consumidor. A equipe do projeto pesquisa e relaciona as principais necessidades físicas e psicológicas do público ao qual o projeto se destina. Esse estudo é dividido em três campos: as tarefas que precisam ser realizadas, as dores do cliente (frustrações e obstáculos encontrados na realização das tarefas), e os ganhos desejados.
Em seguida, partimos para o mapa de valor. Nele, descrevemos como vamos criar valor significativo para o cliente. O mapa também tem três campos: os produtos e serviços propostos para realizar as tarefas, os “remédios” com os quais esses produtos e serviços irão aliviar as dores dos clientes, e os criadores de ganhos, onde é demonstrado como os produtos e serviços irão produzir benefícios reais para os clientes.
O objetivo é encontrar o melhor encaixe entre os dois lados. E fazer com que o seu cliente se entusiasme com a proposta de valor.
Somos especialistas em design e arquitetura para negócios de alimentação.
Fale conosco pelo:
📧contato@studioino.com.br
📞11 3873-0545