Desde 1992, por iniciativa da Organização das Nações Unidas, o dia 22 de março tornou-se o Dia Mundial da Água. O Ministério do Meio Ambiente do Brasil explica que a data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O setor de food service tem evoluído bastante em questões de sustentabilidade e o uso da água é um dos fatores mais importantes.
No StudioIno, temos discutido este tema em diferentes ocasiões e eventos. A utilização racional dos recursos naturais é um dos pilares dos projetos de food service, arquitetura e equipamentos que desenvolvemos.
Celebrando o Dia Mundial da Água, queremos compartilhar alguns dos conteúdos que já produzimos sobre o tópico:
Lavadora recebe selo Green Screw por economia de água
A lavadora NT 210 3T, da fabricante Netter, foi reconhecida pelo selo Green Screw como uma solução de excelência em sustentabilidade pela economia de água. O selo foi entregue aos responsáveis pelos equipamentos destacados durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional Clínica e Esportiva, realizado em setembro, em São Paulo.
Quais são as quatro tendências do mercado de foodservice
Que conceitos irão nortear as ações do setor de foodservice nos próximos anos? A convenção da Nafem, a Associação Norte Americana dos Fabricantes e Equipamentos para Foodservice, buscou responder essa pergunta. Dentro da feira, foi montada uma galeria de tendências, chamada de What’s Hot, What’s Cool. O espaço destaca quatro principais ideias. Vamos a elas:
Ecoeficiência no food service – Com a Netter
As operações de food service estão cada vez mais preocupadas com o uso racional de recursos como água e energia. É uma postura sustentável que traz resultados tanto econômicos quanto de posicionamento no mercado. Quanto mais o mercado como um todo se volta para a atenção ao meio ambiente, mais todo mundo ganha coletivamente. A Netter tem atuado com essa mentalidade há muitos anos e se especializa em criar equipamentos que combinam inovação, design estratégico e sustentabilidade. Nós conversamos com Sérgio Martinez, co-fundador e diretor comercial da empresa, para saber mais sobre o conceito de ecoeficiência e como o mercado brasileiro responde a ele.
A gestão do food service pode e deve ajudar na preservação do meio ambiente
Toda produção humana se relaciona com o ambiente ao seu redor e no setor de alimentação não é diferente. Gerir bem um negócio de food service envolve, também, o uso racional de recursos naturais, o descarte correto de dejetos, o controle dos desperdícios, entre outros. Em conversas com executivos das maiores empresas de equipamentos para cozinhas, o tema foi levantado de diferentes formas.