Ajude a ONG Instituto Anchieta Grajaú a construir uma cozinha

O Instituto Anchieta Grajaú está buscando auxílio de empresas e da sociedade em geral para construir uma cozinha na sede da ONG. O StudioIno, o escritório Loeb Capote Arquitetura e o Sindicato das Empresas Fabricantes de Equipamentos e Produtos para Cozinhas Industriais (Sindal) se uniram para apoiar a campanha da instituição por recursos para a obra. Especialista em arquitetura e consultoria para foodservice, o StudioIno desenvolveu o projeto para o novo espaço juntamente com a Loeb Capote Arquitetura. O Sindal está mobilizando esforços para garantir ajuda para realizar a reforma. Para ajudar, basta verificar a lista de equipamentos que a ONG necessita e fazer a doação para o Sindal (sindal@sindal.org.br) ou para o StudioIno (diris@studioino.com.br). A campanha foca, especialmente, em empresas do setor de foodservice que queiram doar itens novos ou seminovos.

Ajude a ONG Instituto Anchieta Grajaú a construir uma cozinha

A ONG foi fundada há 22 anos e atende, com programas educativos, cerca de 600 crianças, jovens e adolescentes, além de 158 meninos e meninas que frequentam a creche do espaço na comunidade do Grajaú. Segundo o Mapa da Prefeitura do Município de São Paulo, de 2003, o distrito do Grajaú está em penúltimo lugar na classificação geral do índice de qualidade de vida. O local tem ainda pontuação alta no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. O instituto conta, atualmente, com uma cozinha que, mesmo não estando em condições adequadas, serve de local para o preparo de 1830 refeições diárias, incluindo café da manhã, lanches, almoço e jantar.

O projeto da nova cozinha já foi elaborado, em uma parceria entre o StudioIno e o escritório Loeb Capote Arquitetura. Roberto Loeb, fundador da empresa, está também à frente do Instituto Anchieta Grajaú. “O envolvimento dele começou de um desejo de um grupo de amigos em pensar alternativas para as condições desfavorecidas da comunidade do Grajaú, tendo em vista um terreno de 240 mil metros quadrados doado pela construtora Cyrela”, explica Marina Loeb, filha de Roberto, e uma das arquitetas responsáveis pelo projeto da nova cozinha da ONG. A construtora, inclusive, já doou parte do valor necessário para a construção civil do novo espaço.

O primeiro passo para a reformulação da cozinha foi identificar os problemas e oportunidades das instalações atuais. “Hoje, a cozinha funciona de forma muito simples, mas com um cuidado com os produtos, com a alimentação e, principalmente, com os usuários. Existe uma horta orgânica e um trabalho bem bacana de conscientização sobre meio ambiente e utilização de recursos naturais”, explica Diris Petribu, diretora do StudioIno e também responsável pelo projeto para o Instituto.

A ideia foi projetar uma cozinha funcional, com fluxos corretos, equipamentos que melhorem a produção e um ambiente com conforto ambiental e dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nova cozinha terá a área ampliada para 495 metros quadrados e, com isso, aumentará também a capacidade de atendimento. “Além disto, o projeto visa proporcionar um espaço aconchegante e confortável para que os usuários se sintam como se estivessem em casa”, diz Marina Loeb. “Prevê-se jardins internos, e refeitório com configurações e escala que propiciem encontros e convívios férteis”, explica. Diris dá mais detalhes sobre as especificações técnicas do novo espaço. “Pretendemos certificar a cozinha com o selo Green kitchen, com ambientes que valorizem o controle da insolação, a iluminação natural e a ventilação renovada. O espaço terá uso de materiais naturais, reusados, reciclados ou certificados e tratamento do lixo, que será utilizado para a horta comunitária”, detalha Diris. Com a reforma, o espaço passará a funcionar também como uma cozinha experimental para cursos e treinamentos voltados para a comunidade local.

Ajude a ONG Instituto Anchieta Grajaú a construir uma cozinha

Saiba mais:

Sobre o Instituto Anchieta Grajaú:

www.institutoanchietagrajau.org.br

Sobre como ajudar:

StudioIno

www.studioino.com.br

Rua Apinagés, 1718, Sumaré – São Paulo – SP

Fone: (11) 3868-4664

Email: Diris Petribu – diris@studioino.com.br

Sindal

www.sindal.org.br

Rua Tagipuru , 235 cj. 102 e 103 – Barra Funda – São Paulo – SP

Fone: (11) 3661-0589

Email: sindal@sindal.org.br

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.