NRA SHOW 2013

Estivemos pelo 8o. ano consecutivo na NRA SHOW 2013 que já está em sua 94a. edição. Esta que sem dúvida é a maior feira do segmento de foodservice nos Estados Unidos.

Antes de falar da feira temos que falar da atmosfera da cidade. Chicago é IMG_7805absolutamente incrível. Uma cidade limpa, organizada e especialmente florida de tulipas nessa época do ano. Para profissionais de arquitetura é um brinde adicional estar na cidade porque ela é de fato muito planejada e reúne obras históricas e outras modernas de renomados e anônimos colegas de profissão que nos inspiram sempre.

 Se pudéssemos dar uma dica diríamos que o mais importante na feira é criar o seu scrap book pessoal, recortando os assuntos que lhes interessam, mas como alguns de nossos clientes nem sempre tem oportunidade de ir optamos por criar um scrap mais amplo e dar uma pincelada geral da nossa perspectiva da feira.

Pensando no olhar dos operadores os alimentos em alta foram: os chás novamente muito presentes, grãos que na edição do ano passado começavam a despontar esse ano tinham mais personalidade, frios e condimentos como diferenciais e alimentos com apelos de sustentabilidade e saúde.

Do ponto de vista de inovação, foram 21 empresas premiadas, alguns itens não tão inovadores, somente evoluções e processos já existentes, mas chamou a atenção a empresa Aeroweks que inovou completamente em sistemas para áreas de devolução de restaurantes, cujo espaço é cada vez menor e exige uma operação de muita qualidade. Pudemos ver o que há de mais novo e certamente em breve estará presente em nosssos projetos. A Ecolab é sem dúvida uma empresa que se reinventa e reapresentou seu sistema de gestão para equipamentos de cozinha que já tinha sido premiado no ano passado e a Garland Group ampliou a utilização dos sistemas de cocção por indução o que certamente traz uma reflexão para nós já que oferece mais segurança e eficiência energética nas operações. Para saber todos os detalhes dessa arena acesse: http://show.restaurant.org/Attend/Attractions/Kitchen-Innovations-Award

Como dissemos no início, a feira é não só uma feira, ela movimenta o mercado de foodservice e pudemos visitar algumas operações, o que sempre nos enriquece. Uma rede que já está no Brasil e que tem conceitos ótimos é o Vapiano – Culinária Italiana e um ambiente incrível. Sem dúvida muito bom. Mas Chicago tem muita tradição em street food com seus hot dogs e sanduíches que são muito bons. Outros conceitos interessantes para serem vistos: Little Market Brasserie, Grace Restaurant e Sumi Robata Bar, cada um com sua especialidade mas reunindo elementos de arquitetura, serviço e produto bem bacanas.

Novamente estavam em alta conceitos sustentáveis, ecológicos e de máxima eficiência operacional e ambiental. Nosso papel como profissionais do ramo é trazer esse conhecimento para o debate com nossos clientes e incentivá-los às melhores decisões dentro de seus projetos.

A tecnologia para a gestão dos serviços de restaurante apareceu fortemente em tablets, smartphones e sistemas em si. A comanda manual está em desuso com certeza!

Dentre as palestras e painéis apresentados podemos destacar a do CEO da Starbucks – Howard Schultz em que ele fala da importância de buscar o lucro com propósito, consciência e responsabilidade. Isso é muito bacana e temos visto aqui no Brasil que nossos clientes que tem mais sucesso são os que não visam só lucro e sim tem um envolvimento emocional e verdadeiro com os seus negócios. Muito bacana, nós também acreditamos nisso. Trabalhar é mais do que trabalho.

Outro destaque é que esse não é um evento de demonstração. Ocorrem muitas discussões e mobilizações organizadas pela NRA em prol de reformas fiscais, impostos de alimentos, regulamentação de transgênicos, imagração, entre outras, utilizando a força dos seus associados e seu peso perante ao governo.

Um insight divertido e que demonstra a movimentação que as gerações y e z tem promovido no mercado de foodservice é o interesse e o envolvimento das crianças no processo de decisão em relação a escolha e preparo dos alimentos, então novamente esse ano houve uma premiação para iniciativas nessa área e nos traz uma reflexão a respeito de como nós arquitetos e projetistas estamos pensando nesses mini consumidores em nossos projetos e nossos clientes operadores em sua oferta. Algo para pensar sem dúvida.

No ano que vem iremos novamente à NRA Show para encontrar os muitos amigos brasileiros que vão buscar informações, referências e inspirações e também rever os amigos gringos que temos feito ao longo desses anos em nossas visitas. Queremos fazer um agradecimento especial a Topema que ofereceu ao grupo um gostoso coquetel no hotel, a Rational pelo convite ao evento “Expert Kitchen Aria Fairmont” e a Ecolab pelo simpático jantar a bordo do barco Spirit of Chicago.

 

Um abraço a todos!

 

Diris Petribu e Eduardo Esteban

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.