Emmanuel Melo, diretor do StudioIno, vai falar sobre projetos de food service para o mercado local na segunda Conferência da FCSI para a América Latina. A palestra será em conjunto com a arquiteta Verónica Millares, da Gastrotec. A especialista vai falar de projetos de cozinhas profissionais, enquanto Emmanuel vai focar no mercado de equipamentos.
O evento será realizado no México, de 25 a 28 de setembro. Melo é também representante na América Latina da FCSI, tendo assumido o posto no início deste ano.
Mercado da América Latina
Ele vai abordar particularidades da nossa indústria em comparação com a Europa e os Estados Unidos. As especificações de equipamentos, as redes comerciais e o trabalho dos consultores serão alguns dos temas discutidos.
O mercado brasileiro é o maior na América Latina para o setor de food service, seguido do México, e as diferenças nas formas de fazer negócios por aqui podem impactar empresas de fora. A palestra então tem o objetivo de esclarecer essas disparidades e educar o empresariado estrangeiro para afinar as parcerias no Brasil.
A principal diferença está no setor comercial dos fabricantes. Enquanto nos Estados Unidos é comum a figura do “dealer”, no Brasil as indústrias fecham as próprias vendas. O dealer é um representante comercial independente. Esse(a) profissional faz a ponte entre as marcas e os negócios interessados, como hotéis e restaurantes. No mercado brasileiro, esse trabalho é feito pelas fabricantes, que vendem diretamente para o cliente final. Essa particularidade local faz com que o argumento na hora de vender e os diferenciais oferecidos sejam bem distintos dependendo de onde a empresa quer fazer negócio.
Vantagens do mercado Latino-americano
Emmanuel também acredita que o mercado de food service da América Latina tem vantagens ainda pouco exploradas. Como exemplo, ele cita a alta qualidade dos equipamentos produzidos por aqui e o potencial de novos negócios na região.
A Conferência da FCSI foi programada para atender às demandas do nosso mercado, promover a integração entre profissionais da região e fortalecer a representatividade da região no food service.
A contará com palestras, momentos de networking e encontros com fornecedores, além de horários reservados para o lazer.
Confira a agenda completa da Conferência
Confira a agenda completa:
2025 LATIN AMERICA SUMMIT AGENDA
De 25 a 28 de setembro de 2025
Em Cancún, México
(Foto: Equipotel 2017)
 
				 
															






 
															