Identidade visual e decoração como diferencial

Um restaurante é conhecido e reconhecido por muito mais do que apenas a alimentação. Todos os aspectos sensoriais também são parte da experiência que forma sua identidade. Especialmente a identidade visual, aliada a decoração e ambientação, é parte importante desse contexto e pode se tornar um diferencial se bem explorada.

O visual de qualquer estabelecimento comercial traduz a personalidade do negócio e também é responsável por definir e direcionar os consumidores. Dessa forma, a decoração deve ser planejada para agradar o seu público de interesse. Pesquise bastante para identificar as tendências, não apenas gastronômicas, mas tudo que possa ser incorporado a essa experiência.

A escolha das cores pode incorporar a paleta da marca da empresa, considerando sempre as características do espaço. O predomínio de cores neutras como o bege ou o branco, deixam o ambiente mais sofisticado, mas é preciso balancear a paleta de cores para não acabar deixando um clima tedioso e pouco estimulante. Aposte em elementos coloridos para equilibrar, como quadros, jogos de mesa e algumas paredes em tom mais chamativo.

Adesivos de vinil também são uma boa opção, pois trazem variedade e tem custo acessível. São ótimos para decorar paredes, portas ou divisórias de vidro e até balcões e outros equipamentos como geladeiras, claro, sempre pensando em não deixar o ambiente carregado com muitas informações visuais. A decoração do restaurante deve seguir um único padrão.

Lembre-se que até o sistema de operação pode influenciar na decoração: há uma grande diferença entre decorar um restaurante self-service e um a la carte, por exemplo. Cada tipo tem suas peculiaridades, que devem ser observadas. No self-service, cores quentes são ideais, pois chamam a atenção do consumidor. Já nos a la carte, os tons frios, podem criar uma atmosfera de relaxamento e aconchego, favorecendo a ambientação e reforçando a identidade.

Cores como amarelo e vermelho inevitavelmente despertam o apetite. Mas será que necessariamente um restaurante precisa ter essas cores? Conheça bem o significado de cada uma das cores e reflita sobre qual ambiente e qual a sensibilidade você quer despertar em seus clientes.

Evite carregar o espaço com muitos objetos como quadros, luzes, cartazes, móveis. Um ambiente amplo e claro inspira limpeza, procure definir a áreas para cada coisa.

Seguindo todas essas dicas, o seu restaurante terá uma aparência ótima, bem cuidada e com o seu estilo. Sim, o seu toque pessoal é o que vai dar mais personalidade ao negócio. Não tenha medo de criar, basta tomar cuidado para não ir contra a ideia e a identidade criadas.

O StudioIno tem toda a experiência em projetos para restaurantes e está pronto para entender suas expectativas, direcionando os projetos da forma mais adequada, aliando o projeto técnico ao visual final. Converse com a gente!

 

Um abraço

Diris Petribu

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.