Studio Gourmet Unilever
Cliente: Unilever
Término do projeto: Outubro de 2009
Nosso briefing era desenvolver o projeto arquitetônico e de interiores para as novas cozinhas experimentais da Unilever Brasil, tornando-as referências de cozinha nos mercados onde atuam. Este projeto, iniciado com o núcleo de arquitetura, estendeu-se ao design pelas oportunidades em elaboração de mobiliário e equipamentos exclusivos. As cozinhas experimentais das divisões Food Solutions e Foods – mercado profissional e de varejo, respectivamente –, que antes operavam separadamente, foram reestruturadas em uma nova e única área: o Studio Gourmet.
No Studio Gourmet são realizados treinamentos e capacitações para clientes e profissionais do mercado Food Service, oficinas culinárias para consumidores e convidados, testes e pesquisas de produtos e inovações, desenvolvimento de receitas diversas, entre outras atividades. É composto por duas cozinhas profissionais e duas domésticas, área para degustação, cabines para análises sensoriais, lounge e biblioteca e está localizado na sede da Unilever Brasil. Grandes destaques são a Estação de Cozinha e a Ilha de Cocção, equipamentos exclusivos, e o mobiliário das cozinhas domésticas e área para degustação.
O DESAFIO
A antiga unidade da Unilever no bairro do Jabaquara possuía as cozinhas doméstica e profissional separadas. Como elas seriam construídas num espaço integrado, era fundamental que elas refletissem o conceito do projeto; porém manter a individualidade técnica de cada era igualmente importante, bem como criar uma identidade que respeitasse as particularidades da cada público usuário destes espaços. Compreender a fundo os processos desenvolvidos, focando no usuário e analisar as instalações e equipamentos foi nosso grande desafio para que propuséssemos soluções inovadoras e significativas.
O PERCURSO
Após 2 dias inteiros de pesquisa etnográfica no local verificamos diversas oportunidades. O treinamento teórico de operadores era feito em uma sala de exposição em carteiras escolares das quais pouco se visualizava as preparações sendo elaboradas pelo chef. Paralelamente, as 16 estações móveis eram preparadas na cozinha para a aula prática. Estas se resumiam a bancadas de inox com 1 gaveta e 1 prateleira para utensílios e panelas. Acompanhar o chef e os alunos nessas duas aulas foi fundamental, pois pudemos desenvolver o conceito de Estação de Cozinha móvel, equipamento para o preparo completo dos alimentos. Ela é particularmente indicada para a demonstração de produtos diversos clientes e chefs, que preferem espaços separados, além da participação em eventos externos, por ser móvel.
Observamos as atividades práticas de treinamento de funcionários que estavam focadas na cocção de alimentos. Tratava-se de uma adaptação de 6 fogões unidos, o que favorecia o trabalho em grupo de até 12 pessoas – fato apreciado. Verificamos dificuldade em utilizarem panelas grandes, que ficavam desequilibradas sobre as grelhas. Desta atividade surgiu a Ilha de Cocção como resposta, que trouxe as placas de aquecimento por indução como principal inovação tecnológica.
Na Cozinha Experimental Doméstica acompanhamos o trabalho das culinaristas, responsáveis por desenvolver receitas com os produtos de linha não profissional da Unilever. Elas desenvolvem até 9 receitas simultaneamente por dia, preparando-as por completo, seguindo o briefing dos Gerentes de Produto. Quando finalizadas, a equipe se reúne com as nutricionistas e os Gerentes para fazerem a degustação e análise. Elas utilizam bandejas para separar os ingredientes das receitas dispostas em uma longa bancada e os equipamentos mais utilizados são fogões à gás, microondas, batedeira e liquidificador – todos de uso doméstico. Com base em nossa própria análise, desenvolvemos um projeto exclusivo de mobiliário para estas operações.
OS RESULTADOS
A Unilever Food Solutions vem se projetando cada vez mais e mais consistentemente em seu segmento, promovendo diversas atividades no espaço do Studio Gourmet: além dos treinamentos de funcionários e demonstração de produtos a clientes, bloggers gourmets são convidados a conhecer o espaço:
… chefs compartilham suas experiências culinárias:
e palestras com preparo de receitas são oferecidas aos consumidores:
Num espaço agradável e profissional, a marca consegue se aproximar de seus consumidores, reforçando seu posicionamento.
DEPOIMENTO DO CLIENTE
Precisávamos de um mobiliário que se adaptasse às diversas conformações de layout. A proposta de balcões com rodízios, facilitando o transporte, bem como bancadas móveis de diferentes dimensões propiciam diferentes harmonizações do ambiente sem perda da funcionalidade necessária na cozinha. As coifas eletrostáticas permitem que reuniões de discussão de projetos ocorram durante o preparo, pois a eficiência da exaustão com o mínimo de ruído não interfere na sonoridade do ambiente.
As Estações de Cozinha permitem treinamentos com diferentes tamanhos de grupo e também a demonstração personalizada do uso de nossos produtos em feiras e eventos internos. Temos um índice muito baixo de acidentes com queimaduras em função da adoção das placas de indução no lugar de fogão a gás.
Consumidores e clientes que visitam o espaço demonstram encantamento e reconhecem nosso expertise culinário presente também neste layout e mobiliário.
Betania Gattai, Gerente de Serviço ao Consumidor | Unilever Food Solutions

PRÊMIOS
ESTAÇÃO DE COZINHA
IDEA Brasil 2011 | Prata
SENAI SP Excellence Design 2010 | Prata
IDSA 2011 | Finalist
Design Excellence Brazil 2011 | Selecionado
SENAI SP Excellence Design 2010 | Selecionado para a Mostra
ILHA DE COCÇÃO
25° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2011) | 1° lugar
SENAI SP Excellence Design 2010 | Prata
IDEA Brasil 2011 | Bronze
IDSA 2011 | Finalista
CRÉDITO
Projeto de ambientação: Athié | Wohnrath Arquitetura Corporativa.