Lições sobre foodservice: aprendizados da Nafem Show e do Simpósio da FCSI

No final de janeiro e início de fevereiro deste ano estive em Orlando, EUA, para participar de dois importantes eventos do foodservice: o Simpósio das Américas da Sociedade Internacional de Designers e Consultores de Foodservice, (FCSI, na sigla em inglês) e a NAFEM Show, feira de equipamentos desse dinâmico mercado da alimentação fora do lar.

O simpósio, que é anualmente organizado pela sociedade, aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro no Orange County Convention Center em Orlando. Os eventos da FCSI são realizados com dois propósitos principais: educação continuada, através de palestras sobre temas atuais e promover a integração dos seus membros, que podem aproveitar esses encontros para trocar experiências e conhecimentos.

Nessa edição, o simpósio reuniu cerca de 350 designers e consultores de foodservice.

A abertura, sempre informal e descontraída, aconteceu no parque SeaWorld em Orlando, com direito a nova montanha russa “Ice Breaker”. Pudemos rever antigos amigos e conhecer novos colegas dos EUA, Canadá, América Latina, Europa e Oceania, que vieram participar do evento.

No programa, palestras educativas sobre temas da atualidade do foodservice como sustentabilidade, alimentação saudável, mão de obra, novas tecnologias e mais. 

Separei alguns destaques do evento para compartilhar com vocês.

  • Como economizar energia nos projetos de cozinhas profissionais. Tarah Schroeder, FCSI e Richard Young, apresentaram novas soluções para economizar energia no aquecimento de água nas cozinhas. O projeto utiliza “bomba de calor” e aproveitamento térmico de fontes que liberam calor como: ar-condicionado e coifas de exaustão. Eles mostraram como a separação das redes de água quente na cozinha, ajuda a economizar energia.
  • Eleve o seu nível profissional. Três experientes consultores de foodservice, Dick Eisenbarth, Chistine Guyoott e Eric Norman, contaram sobre as suas trajetórias profissionais e de como a FCSI auxiliou nesse processo de crescimento pessoal e dos negócios.
  • A fazenda do futuro. O chef Chris Aquilino, membro da FCSI, fez uma apresentação sobre a agricultura regenerativa e a produção de alimentos saudáveis e orgânicos. Chris mostrou como a diversificação no plantio regenera o solo naturalmente e permite o cultivo de alimentos mais nutritivos e saborosos, sem a utilização de defensivos ou fertilizantes químicos.
  • Saúde mental e o desenvolvimento de um modelo mental positivo. Esse o tema da palestra de encerramento do simpósio. O palestrante Jason Wange é um profissional do foodservice que trabalha para o bem-estar dos profissionais deste setor. Criador do FSpowerplant.com, uma comunidade que agrega milhares de pessoas do foodservice. O portal representa uma espécie de rede de apoio para os profissionais, ajudando a criar um pensamento positivo e promovendo a saúde mental dos participantes.

NAFEM SHOW 23

Após o seminário da FCSI, permanecemos em Orlando para visitar nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no mesmo centro de convenções, a NAFEM Show 2023. A NAFEM é uma feira bianual, organizada pelos fabricantes americanos de equipamentos para alimentação. Um evento reuniu os principais “players” do foodservice: fabricantes, consultores, distribuidores, instaladores e operadores de diversos segmentos dessa indústria. 

Seguem alguns destaques da feira: 

  • ONNERA GROUP, A empresa espanhola dona das marcas FAGOR e ASBER, entre outras, expôs os seus equipamentos para cocção de alimentos e refrigeração. O StudioIno colabora com o ONNERA GROUP com o design de equipamentos para refrigeração e que inclui a exitosa linha de refrigeradores para bares. Sempre temos uma enorme alegria em ver projetos executados no Brasil sendo expostos em uma feira internacional como a NAFEM Show.
  • A finlandesa HALTON referência mundial em equipamentos para ventilação e exaustão, presente no Brasil em parceria com REFRIN, trouxe o seu tradicional sistema “captore jet”, que aumenta a eficiência na extração da fumaça com economia de energia, para o exaustor e para o sistema de climatização da cozinha, gerando bem-estar dos trabalhadores.

A empresa apresentou um novo sistema que elimina os dutos de tiragem para o exterior, chamados “ventless”. Esse novo sistema de filtros permite a utilização de coifas “normais” na cozinha.

Outro lançamento da marca, é um sistema de prevenção a incêndios que utiliza sensores de temperatura para detectar quando os equipamentos estão superaquecidos. Este sistema, corta automaticamente o fornecimento de energia para esses equipamentos. O procedimento preventivo, evita que incêndios aconteçam e evitam o grande transtorno provocado pela ativação dos sistemas tradicionais para extinção de incêndios.

  • A brasileira PRÁTICA segue forte em seu processo de internacionalização com presença em mais de 44 países. Na NAFEM a empresa de Pouso Alegre, MG, se consolida com uma das líderes na tecnologia e mercado de “speed ovens”, fornos super-rápidos com demanda crescente em todo mundo.
  • Estações portáteis “ventless”. Coifas sem dutos e de fácil instalação para áreas de cocção em frente do cliente como chapas, fritadeiras e outros equipamentos. A novidade é da Equipex, que ainda apresentou fogões de indução, chapas e outros equipamentos “counter top”.
  • Os equipamentos multifuncionais como o iVario da RATIONAL e agora com uma maior oferta de equipamentos similares produzidos por marcas como ELECTROLUX e FIREX do MIDDLEBY GROUP ganham destaque na feira. Essas “frigideiras” inteligentes, entregam processos de cocção por contato, cozimento e frituras de imersão. Quando em trabalho conjunto aos fornos combinados, oferecem grande versatilidade de preparos, padronizando os alimentos preparados com maior produtividade.
  • A G.E.T. Designed to Serve apresentou as embalagens retornáveis para delivery. Podem ser lavadas em máquinas lavadoras de louças e utilizadas em fornos de micro-ondas. Muito legal ver as iniciativas para redução do lixo no foodservice, afinal, como diz a Léa Gejer, especialista e ativista do movimento da Economia Circular “O lixo é um erro de projeto”.
  • Os protetores salivares conversíveis, para autosserviço e pratos serviços com característica de proteção segundo a norma internacional NSF, ficam cada ano mais populares. Novas marcas passam a oferecer o equipamento. No Brasil, a TOPEMA já disponibiliza este produto com a marca KeepMyFood.
  • Coifas inteligentes que “sabem” onde tem equipamento funcionando e regula a vazão de tiragem nesses locais. A ELECTROLUX é uma das empresas que expôs o produto na feira.
  • A gigante da refrigeração comercial TRUE entra com tudo no segmento de equipamentos profissionais para residências. Mercado crescente em todo o mundo e pouco explorado pelos fabricantes brasileiros.
  • A STRUCTURAL CONCEPTS apresentou os seus expositores “frameless”, as vitrines para alimentos sem as indesejáveis molduras nos vidros. Esse conceito representa a inovação no varejo do foodservice, ajudando os operadores a apresentarem melhor os seus produtos. Os alimentos são os protagonistas dos espaços de varejo e os clientes agradecem por isso. No Brasil a COZIL já fabrica a CristalCase360, uma linha de vitrines com essa tecnologia.
  • O mobiliário específico para bares, continua em evolução, reforçando esse segmento do foodservice, cada vez mais importante. Focando na funcionalidade e bem-estar dos trabalhadores de bares, empresas com a PERLICK umas das empresas mais tradicionais no mercado dos EUA, seguem evoluindo e apresentando novidades para o mercado nesse segmento.
  • Criar um sistema de mesas modulares para cozinhas profissionais, continua sendo um sonho perseguido por designers de equipamentos e fabricantes. Fabricar mesas sob desenho ainda é a realidade do mercado, e as fábricas seguem com os seus “cemitérios de mesas” crescendo. A METRO da mais um passo na busca de soluções para esse desafio, apresentando as suas mesas para preparação, modulares, desmontáveis e reutilizáveis.

Os dois eventos representaram oportunidades para fazer novos amigos e amigas e reencontrar antigos parceiros e parceiras.

Emmanuel Melo

Designer e sócio do StudioIno

O StudioIno é especialista em design e arquitetura para negócios de alimentação.
Fale conosco pelo:
📧contato@studioino.com.br
📞11 3873-0545

Ou siga no InstagramLinkedIn, e Pinterest.

Compartilhe isso:

últimos artigos:

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *