Por que contratar um consultor da FCSI

A Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice, ou FCSI na sigla em inglês, tem participantes em 45 países. Por que, aqui no Brasil, um(a) empreendedor(a) ou gestor(a) de foodservice deveria contratar consultores que fazem parte da Sociedade? A FCSI elaborou um guia para responder essa pergunta e nós vamos mostrar aqui as respostas.

A FCSI é a única associação de consultores que opera em nível mundial. A associação mantém um enfoque global para oferecer a melhor qualidade de serviço.

Os diferenciais do(a) consultor(a) FCSI

Os consultores da FCSI respeitam um rigoroso código de ética e conduta profissional. Eles trabalham para alcançar a satisfação dos clientes, sempre mantendo a independência com a cadeia de fornecedores do setor de foodservice.

O código de conduta da FCSI é guiado por três princípios fundamentais:

  1. Os interesses do cliente
  2. Os interesses do público
  3. Os interesses da profissão

As áreas de atuação do(a) consultor(a) FCSI

Os consultores membros da FCSI fornecem serviços em duas áreas de especialização, sendo que alguns consultores oferecem ambos:

Serviços de consultoria de gestão (Management Advisory Service – MAS): 

Geralmente, se refere ao “software” do foodservice, incluindo pesquisas, desenvolvimento de menu, seleção e treinamento de pessoal, logística da cadeia de suprimento, soluções no ponto de venda, tecnologia da informação, entre outros.

Projetos de cozinhas (Kitchen Design):

Refere-se ao “hardware” do foodservice, inclui as definições de métodos de preparo, seleção de equipamentos, layout físico, design de interiores, projetos complementares, acompanhamento da construção, entre outros. 

O que é um(a) consultor(a) FCSI?

Um profissional especializado e independente que, para um escopo de projeto determinado e uma remuneração relacionada, trabalha defendendo os interesses do seu cliente para alcançar objetivos através de projetos e implementação de instalações de foodservice e/ou de sistemas de gestão e operação. 

Princípios éticos da FCSI

Não é permitido a um(a) consultor(a) da FCSI vender equipamentos e, para permanecer membro da Sociedade, o profissional deve priorizar a formação continuada.

Os consultores FCSI, são formados em diferentes disciplinas. Seus membros possuem ampla experiência em projetos, construção e gestão de estabelecimentos de foodservice de diversos tipos e tamanhos, incluindo operadores comerciais e institucionais. 

Os consultores associados são incentivados a participar do Programa de Crescimento 

Profissional Contínuo da FCSI, participando de seminários educacionais com foco nas tecnologias e conhecimentos de ponta no setor de foodservice. Os associados também têm o benefício de ligação em rede com outros profissionais do setor durante as atividades e eventos da associação. 

Como selecionar um(a) consultor(a) da FCSI?

Você pode buscar referências em uma variedade de  fontes para ajudar na seleção de um consultor competente em foodservice. Sua rede de colegas de profissão, associação comercial e da associação de restaurantes local são todas boas fontes de informação.

Você também pode optar por recorrer à FCSI. Nós temos uma área de pesquisa on line de consultores em www.fcsi.org.

20 perguntas para fazer ao consultor(a) da FCSI antes da contratação

A própria FCSI listou uma série de questões que o(a) interessado(a) pode fazer ao profissional antes da contratação. São vinte perguntas para entender melhor a abordagem, o entendimento, e o comprometimento do(a) consultor(a). Além de tirar dúvidas, essas questões ajudam a estabelecer se o profissional é a melhor escolha para o seu projeto.

1 – O que o consultor vê como importantes questões ou considerações em seu projeto? 2 – Quais são os desafios do projeto?

3 – Como o consultor aborda seu projeto?

4 – Como o consultor recolherá informações sobre suas necessidades, objetivos, etc.?

5 – Como o consultor estabelecerá prioridades e tomará decisões?

6 – Com quem da empresa você tratará diretamente? É a mesma pessoa que vai liderar o projeto? Quem vai liderar seu projeto?

7 – Qual o interesse do consultor neste projeto?

8 – O que diferencia este consultor dos demais?

9 – Como o consultor estabelece os valores para o projeto?

10 – Quanto o consultor espera receber para este projeto?

11 – Quais são as etapas do processo do projeto?

12 – Como o consultor organiza o processo do projeto?

13 – O que o consultor espera que você forneça?

14 – Qual é a filosofia de projeto do consultor?

15 – Qual é a experiência do consultor e a estimativa de custo para o projeto?

16 – O que lhe mostrará o consultor ao longo do caminho para explicar o projeto? Você    vai ver modelos, desenhos, ilustrações 3D ou esboços?

17 – Se o escopo do projeto for alterado posteriormente, haverá taxas adicionais? Como essas taxas vão ser justificadas?

18 – Quais os serviços que o consultor fornece durante a construção?

19 – Quanto tempo o consultor espera levar para completar seu projeto?

20 – Quais os clientes já atendidos pelo consultor?

Siga o StudioIno no LinkedIn e no Instagram.

Acompanhe o StudioIno no Pinterest.

Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.

Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.