Atta Fooding

Cliente: GRSA | Fabricantes: Sigma Brasil, Perc e Stillo Inox
Término do projeto: Junho de 2007

Buscando desenvolver um novo conceito em mobiliário, comunicação visual e ambiente a Atta, divisão premium para restaurantes empresariais do Grupo GRSA, procurou o StudioIno para auxiliá-la. Um projeto como este, em nível estratégico e centrado na experiência total do usuário, criou oportunidade para que os núcleos de design e arquitetura trabalhassem em sinergia, resultando no Atta Fooding.

O que é Fooding?

Neologismo criado em 1999 pelos jornalistas franceses Alexandre Cammas e Emmanuel Rubin que mescla as palavras food/alimento e feeling/sentimento. Incorporamos o conceito de fooding, pois ele estava afinado a um dos valores da marca, que é surpreender os sentidos e a mente através da arte culinária.

O DESAFIO

Com um posicionamento de marca premium, a Atta precisava comunicar coerentemente seus valores e conceito. Durante 2 dias visitamos 4 restaurantes da marca e nos focamos em entender e avaliar seus serviços pela ótica do usuário. Pudemos verificar em cada unidade como não havia uma consistência e padronização na identidade visual e na arquitetura. Os problemas iam desde a falta de identificação na entrada do restaurante, à diversidade na tipologia formal do mobiliário de distribuição, à dificuldade em alcançar os alimentos, à iluminação e revestimentos de piso inadequados.  Ou seja, a essência da Atta estava sendo perdida.
Nosso desafio foi resgatar os valores Atta e levá-los para todos os pontos de contato do usuário com a marca.

O PERCURSO

Reinterpretando os valores da marca, partindo do conceito do fooding, chegamos a um novo conceito: a experiência Atta de nutrição é o momento em que cada pessoa se sente envolvida em um ambiente renovador e surpreendente a cada dia. Desenvolvemos 2 arquiteturas para o mobiliário com a simulação do fluxo dos usuários, baseados na pesquisa de observação e análise. Propusemos 2 direções de estilo e a escolhida, Tradicional/Raízes, norteou todo o restante do projeto, do ambiente às peças de comunicação visual.

A INOVAÇÃO

Utilizamos placas de vidro térmico, aquecidas ou refrigeradas, como superfícies para expor os alimentos em temperaturas seguras. Este novo conceito para o serviço de alimentação coletiva possibilitou um design inédito para os balcões de self-service do restaurante. A Atta ganhou um sistema de distribuição funcional, diferente de todos os competidores e criou um novo conceito que identifica fortemente a sua marca.

OS RESULTADOS

O novo conceito Atta Fooding foi aprovado definitivamente pelo cliente em junho de 2007, após a implantação com sucesso do restaurante piloto na Natura, em São Paulo. Até junho de 2011 foram instalados cerca de 50 restaurantes nas empresas WTC, Bombril, Editora Abril, Siemens, Basf, Sul América, entre outras.

Depoimento do cliente

A Atta, solução que dirigi por mais de 10 anos na GRSA, tem suas atividades pautadas em conceitos, produtos e serviços inovadores. Em 2007 o StudioIno foi nosso parceiro no desenvolvimento de uma solução exclusiva para manutenção dos alimentos a quente e a frio, reforçando o posicionamento da GRSA no mercado premium de alimentação empresarial. A concretização do projeto criou um diferencial estético, funcional e operacional, impulsionando o crescimento da solução no mercado e assegurando a qualidade técnica, o que não abrimos mão. Foi um grande aprendizado para todo time. Só tenho a desejar a esses fantásticos parceiros: Sucesso sempre!

Regina Belelli | Diretora Divisão Saúde GRSA

PRÊMIOS

23° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2009) | Finalista

SENAI SP Excellence Design 2010 | Selecionado para a Mostra

CRÉDITOS

Projeto dos Uniformes: Patrícia Tucci Imagem Pessoal.

Projeto em colaboração com a equipe de marketing da GRSA.