Starbucks inaugura primeira unidade drive-thru no Brasil

A Starbucks, a rede de cafeterias mais famosa do mundo, iniciou o ano com uma iniciativa inovadora no Brasil. A marca abriu a primeira unidade drive-thru do país, no quilômetro 84 da Via Dutra, que liga São Paulo e Rio de Janeiro. Além do serviço de drive-thru, o espaço conta com um lobby de cerca de 250m². O StudioIno realizou o projeto executivo de arquitetura para o espaço e gerenciou projetos complementares.

O conceito arquitetônico foi elaborado pela matriz e coube ao StudioIno desenvolver a compatibilização da filosofia da marca às necessidades nacionais. A arquiteta Luisa Gambaro explica que foi preciso fazer algumas adequações como, por exemplo, alterar o material da cobertura do salão. Em vez de laje de concreto, foi utilizada cobertura metálica. A loja funciona em um bloco central com a pista do drive-thru em volta. Em um bloco menor aos fundos, ficam o estoque seco e câmaras frias. 

Adaptando o modelo americano às necessidades brasileiras  

Adaptar o formato norte-americano para a primeira unidade drive-thru no Brasil foi um trabalho importante para a equipe do StudioIno. Gambaro detalha que a compatibilização da estrutura metálica com o sistema de captação de águas pluviais foi um dos pontos sensíveis. O encontro da estrutura metálica da testeira perfurada com a da cobertura metálica e a da marquise precisava ser feito de uma forma que funcionasse também como uma grande calha. A arquitetura destaca também a necessidade de adequar o layout padrão para incluir o pedido e entrega do drive-thru no mesmo bar que também atende a loja.

Parceria do StudioIno com a Starbucks

O StudioIno realiza projetos para a Starbucks desde 2014 e desde então, já entregou unidades de diferentes formatos como lojas de rua, de shopping e quiosques. 

 

Unidade Drive-Thru Starbucks

Conceito arquitetônico – Starbucks Matriz EUA

Projeto executivo e compatibilização – StudioIno

Projetistas complementares:

Estrutura metálica e civil: RGK Engenharia

Instalações elétricas e hidráulicas: Gomes Engenharia

Ar Condicionado: Engª Aline Miyuki Ishiyama

 

Siga o StudioIno no Facebook e no Instagram.

Acompanhe o StudioIno no Pinterest.

Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.

Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.

Compartilhe isso:

últimos artigos:

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *