Estratégia de design é diferencial em lançamento da Tramontina

Um produto precisa existir em um meio termo perfeito entre as necessidades do usuário e as possibilidades do mercado. Para chegar a esse ponto de equilíbrio é preciso muita pesquisa. Foi exatamente esse trabalho de análise do setor e estudo de estratégias que o StudioIno realizou para a Tramontina. Esse estudo aconteceu em preparação para o desenvolvimento da Linha América, o novo conjunto de equipamentos de cocção da marca.

A campanha de marketing para os produtos diz “Uma Tramontina que cabe no seu negócio” e para Darci Friebel, diretor comercial da empresa, essa frase resume o objetivo da pesquisa estratégica feita com o StudioIno. A missão era produzir equipamentos de alta rendimento que pudessem ser adquiridos por grandes, médios ou pequenos estabelecimentos. “A Linha América para a Tramontina é um novo ponto de partida para nos aproximarmos o máximo possível do grande público, oferecendo um produto de qualidade mas com preço acessível para todos”.

Usuário em primeiro lugar 

O estudo de design estratégico do StudioIno focou no usuário, ou seja, nos operadores típicos das cozinhas brasileiras. O estudo envolveu análise de mercado, avaliação de materiais e acabamentos, conversas com fornecedores, entre outros. 

O trabalho foi feito em parceria com o cliente e Emmanuel Melo, diretor de design do StudioIno, fala de um momento importante nessa atuação conjunta. “Um ponto importante foi a realização de um workshop com toda a equipe do projeto, ao final da pesquisa, para definições colaborativas. Nessa oficina, nós pudemos tomar decisões sobre o posicionamento do produto no mercado, a relação qualidade x preço, a definição do portfólio, quais equipamentos seriam produzidos, as principais características de cada produto e como seriam construídas as vantagens competitivas para essa linha”.

Depois das discussões estratégicas, a equipe do StudioIno desenvolveu os desenhos e especificações de todos os equipamentos da Linha América. Esses projetos voltaram ao cliente para adequações. “Nossa equipe recebeu os desenhos em 3D do StudioIno e fez a parametrização para adaptá-los à realidade produtiva da Tramontina”, detalha Friebel. 

Somada às prototipagens e testes, a etapa de design estratégico durou mais ou menos dois anos.

Equipamentos de cocção para várias aplicações

A família América de equipamentos de cocção conta com mais de 20 itens. O extenso portfólio tem opções como  fogões, fornos, banhos maria, char broilers, chapas, fritadeiras, cozedores de massas e módulos neutros para apoio. 

A linha América foi pensada para diferentes tipos de operação de foodservice, como hotéis, restaurantes, hospitais e empresas. Com unidades modulares, os equipamentos podem ser utilizados de maneira independente ou montados em blocos de cocção. 

São produtos de alto rendimento, com qualidade superior em relação aos principais concorrentes, tecnologicamente atualizados com o mercado mundial e com custos competitivos. 

Clique na imagem para assistir ao vídeo de Emmanuel Melo explicando o desenvolvimento da estratégia para a Linha América:

Sobre a Tramontina: Fundada em 1911, a Tramontina é uma das marcas mais conhecidas do Brasil. Não é para menos. A empresa tem cerca de 18 mil produtos no mercado, sendo responsável por uma grande fatia do comércio de utilidades para a casa. Desde as famosas facas, até móveis e equipamentos. Atualmente a Tramontina está presente em 120 países e tem mais de 8 mil funcionários.

 

Siga o StudioIno no Facebook e no Instagram.

Acompanhe o StudioIno no Pinterest.

Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.

Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.

Comente

Quer participar da discussão?
Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.